Quantcast
Channel: Portal de Camaquã: o canal de notícias mais atualizado da região
Viewing all articles
Browse latest Browse all 43764

SÃO LOURENÇO DO SUL - GRUPO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PROMOVE ATIVIDADE DE CONSCIENTIZAÇÃO

$
0
0
Na manhã da sexta-feira, dia 14 de junho, foi realizado um mutirão de distribuição da cartilha que aborda os problemas e soluções para os resíduos sólidos no município, e também uma atividade de conscientização nas residências da Avenida Izolina Passos.

Na ocasião, os secretários municipais de Obras e Urbanismo, Francisco Fagundes, e de Planejamento e Meio Ambiente, Andréa Citrini, servidores das duas secretarias e agentes de saúde estiveram explicando aos moradores sobre o descarte do lixo orgânico, lixo seco, entulho, lixo eletrônico, pneus, óleo de cozinha, reciclagem e coleta seletiva.  A iniciativa é da Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Planejamento e Meio Ambiente (Seplama), Obras e Urbanismo (SMOU), Educação, Cultura e Desporto (SMECD), Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC), Desenvolvimento Rural (SMDR) e Saúde (SMS).

O lixo orgânico é recolhido pela SMOU, de forma domiciliar, três vezes por semana na área urbana, conforme o calendário de limpeza, uma vez por semana nas localidades de Coqueiro, Boqueirão e Reserva, e quinzenalmente na localidade da Boa Vista. O lixo seco é recolhido pela Associação de Recicladores de São Lourenço do Sul (ASSER), de acordo com a coleta do lixo orgânico, com uma hora de antecedência.

O lixo eletrônico e pneus são recebidos nas primeiras segundas, terças e quartas-feiras do mês, no Ecoponto, localizado na Rua Santos Abreu, esquina com Sete de Setembro. A Prefeitura também recolhe o óleo de cozinha, depositado em garrafas pet fechadas. O óleo recolhido nas residências, juntamente com o lixo seco, é reutilizado como biocombustível. O recolhimento de entulho também é realizado de acordo com um calendário de limpeza urbana, disponível em www.saolourencodosul.rs.gov.br.

A SMOU destaca a importância da colaboração da comunidade para a eficiência do recolhimento de lixo. Entulho disposto sobre as calçadas, próximo a postes de energia elétrica, acondicionado em materiais plásticos ou depositado com mais de 24 horas de antecedência está sujeito à multa e dificulta a ação dos servidores responsáveis pela limpeza da cidade.

Outro problema são as sacolas de lixo amarradas em árvores ou penduradas sobre caixas de luz, que ao conter objetos pontiagudos podem ferir os servidores que trabalham no recolhimento do lixo.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 43764


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>