Quantcast
Channel: Portal de Camaquã: o canal de notícias mais atualizado da região
Viewing all articles
Browse latest Browse all 43764

UTILIDADE PÚBLICA - PRODUTORES DO LITORAL SUL GAÚCHO PODERÃO DEVOLVER EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS

$
0
0
A partir do dia 22 de abril, o Litoral Sul gaúcho passará a ser roteiro do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos. Produtores de tabaco de 44 municípios desta região poderão fazer a devolução de seus recipientes tríplices lavados conforme cronograma pré-estabelecido. Promovido pelo SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco) e empresas associadas, em parceria com a Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil), a coleta itinerante inicia em Pelotas e Arroio do Padre e segue até o dia 1º de agosto.

Pioneiro, o programa é desenvolvido desde o ano 2000, antecedendo a legislação sobre o assunto – o decreto federal 4.074/2002, que prevê a devolução das embalagens às suas respectivas origens. Atualmente, 570 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina são atendidos pela coleta itinerante que percorre 2,6 mil pontos de coleta distribuídos nas áreas rurais. Até outubro de 2013, foram mais de 10 milhões de embalagens recebidas em um universo de quase 130 mil produtores de tabaco no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O número pode parecer alto, mas de acordo com pesquisa realizada pela ESALQ – Escola Superior de Agricultura da USP, em 2012, a cultura do tabaco utiliza apenas 1,1 kg de ingrediente ativo de agrotóxicos por hectare. Em outras culturas, como algumas frutíferas, esta quantidade pode chegar a até 70 quilos por hectare.

Segundo o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, o programa oportuniza a correta destinação dos recipientes descontaminados, inclusive aqueles utilizados nos tratamentos fitossanitários de outras culturas. “Os investimentos em pesquisa realizados pelas empresas integradas e a intensificação do uso de metodologias sustentáveis, como o Manejo Integrado de Pragas (MIP), tem colocado o tabaco brasileiro na condição de cultura de interesse econômico que menos utiliza agrotóxico. Além disso, a orientação técnica das equipes de campo das empresas tem permitido alcançar resultados altamente positivos na conscientização dos produtores sobre a correta utilização, armazenagem e devolução destas embalagens”, destaca. Aos produtores que aderem ao programa são fornecidos certificados de participação - fundamentais para justificar o cumprimento correto da legislação vigente aos órgãos de fiscalização ambiental.

MUNICÍPIOS PERCORRIDOS – Amaral Ferrador, Arambaré, Arroio do Padre, Arroio dos Ratos, Arroio Grande, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Butiá, Camaquã, Canguçu, Capão do Leão, Caraá, Cerrito, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, Encruzilhada do Sul, Gravataí, Guaíba, Mampituba, Maquiné, Mariana Pimentel, Morro Redondo, Pedro Osório, Pelotas , Piratini, Rio Grande, Riozinho, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, São Jerônimo, São Lourenço do Sul, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Tapes, Taquara, Tavares, Terra de Areia, Torres e Turuçu. 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 43764


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>