Tema central da Conferência Nacional da Educação (CONAE 2014), “O Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração” foi a pauta da conferência intermunicipal realizada em São Lourenço do Sul na manhã de sexta-feira (28), no auditório da E. M. E. F. Profª. Marina Vargas.
O objetivo das conferências intermunicipais de educação é cumprir uma das etapas preparatórias para a conferência nacional. As contribuições e propostas elaboradas nestas conferências serão analisadas e debatidas durante as conferências estaduais de educação. As deliberações resultantes das conferências estaduais serão levadas à CONAE/2014 pelos delegados eleitos pelos segmentos e setores por eles representados. A etapa estadual será realizada no segundo semestre, culminando na conferência nacional em fevereiro do próximo ano.
O prefeito Daniel Raupp destaca a importância de proporcionar espaços para a discussão de temas importantes para a comunidade. “É importante que tenhamos momentos como esse para refletir sobre os avanços e promover um debate com o governo federal e o congresso nacional para cumprir essas metas e qualificar a educação.” – destaca Raupp.O objetivo das conferências intermunicipais de educação é cumprir uma das etapas preparatórias para a conferência nacional. As contribuições e propostas elaboradas nestas conferências serão analisadas e debatidas durante as conferências estaduais de educação. As deliberações resultantes das conferências estaduais serão levadas à CONAE/2014 pelos delegados eleitos pelos segmentos e setores por eles representados. A etapa estadual será realizada no segundo semestre, culminando na conferência nacional em fevereiro do próximo ano.
A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Fernanda Bork, ressalta a participação da comunidade nos debates. “Esta oportunidade de chamar a comunidade para discutir a educação é muito importante. Precisamos consolidar nossas propostas e contribuir para a construção do Plano Nacional de Educação.” – afirma a secretária.
O coordenador regional da Educação na Região de Pelotas (5ª CRE), Círio Machado de Almeida, além de contextualizar o momento atual, com a articulação da sociedade que tem saído às ruas durante as manifestações por todo o país, também explanou sobre a necessidade de se pensar a educação coletivamente. “Não há mais condições de pensarmos a educação isoladamente. São cinco municípios que se reúnem para pensar regionalmente, para propor ao Estado e interferir no planejamento e construção da educação a nível nacional.” – explica.
Após a apresentação do Grupo de Danças da Escola Otto Becker, de Cristal, a professora e pesquisadora da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas, Fátima Cóssio explanou sobre a tramitação do PNE, assim como algumas questões polêmicas que permeiam sua implantação. Fátima apresentou ainda alguns dados referentes à educação no Brasil, desafios e perspectivas.
A professora destaca a importância da participação da comunidade para que o PNE torne-se uma realidade e afirma que uma das questões que mais a preocupa é que as pessoas compreendam o porquê da realização desta segunda conferência. “Nós lutamos para que nossas demandas e necessidades estejam presentes na legislação, mas não basta estar na lei, é preciso que a população conheça, reconheça como importante e lute pela sua implantação. A minha luta é para que as pessoas se apropriem do ordenamento que rege educação para entender a importância dessa legislação ser efetivada.” – explica.
Durante a tarde foram eleitos os delegados que irão representar a região na conferência estadual: a gestora em educação, Fernanda Bork, de São Lourenço do Sul, a professora Cláudia Simone Vitolla Schranck, de Cristal e o aluno do ensino médio, Luciano Oliveira Lilge, de Cristal. Os alunos que integram o grupo de danças do Programa Mais Educação, da E. M. E. F. Profª. Izolina Passos estiveram se apresentando.
Estiveram presentes na conferência o prefeito Daniel Raupp, a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Fernanda Bork, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Fabiano Bosembecker, representantes dos municípios de Turuçu, Cristal, Amaral Ferrador e Arroio do Padre, o coordenador regional da Educação na Região de Pelotas (5ª CRE), Círio Machado de Almeida e o vereador Adrean Peglow.