Quantcast
Channel: Portal de Camaquã: o canal de notícias mais atualizado da região
Viewing all 43764 articles
Browse latest View live

CAMAQUÃ – CURSO A ARTE DE LIDERAR COM O PROF. WALMIR GÜNTZEL, NOS DIAS 25 E 26 DE MAIO, NA FUNDASUL

$
0
0
Oportunidade única na Fundasul: Curso a Arte de Liderar com o Prof. Walmir Güntzel no próximo final de semana nos dias 25 e 26 de maio de 2019.

Se você trabalha liderando alguma equipe ou pretende adquirir conhecimento de alto valor para crescer em sua carreira profissional, você não pode perder a oportunidade de aprender como liderar equipes de alta performance.

A carga horária do curso é de 12h.  Para mais informações entre em contato conosco através de nosso whats http://bit.ly/2UJVtD8 ou ligue (51) 3671-1855 das 13h30min às 22h.

A Fundasul está localizada na Av. Cônego Luiz Walter Hanquet, 151 – Centro – Camaquã.

 

CAMAQUÃ – OS 10 PRIMEIROS KITS VENDIDOS GANHARÃO UM SUPER BRINDE EXCLUSIVO E PERSONALIZADO DA ML DOCES IDEIAS

$
0
0
Se liga nesse kit promocional da ML Doces Ideias!!! Tá demaaaais!!! 

Os 10 primeiros kits vendidos ganharão um super brinde exclusivo e personalizado! Não fica de fora ...

Aceitamos cartão de crédito - Visa, Master, Elo e Hipercard. Promoção válida para festas até 20/12/2019.

Maiores informações, fale com a Larissa Quevedo pelo telefone: (51) 99271.0854.

 

SERTÃO SANTANA – NOTA DE FALECIMENTO DE ARNOLDO SCHWALM, COM 85 ANOS

$
0
0
Amigos e demais familiares participam com o profundo pesar o falecimento de ARNOLDO SCHWALM, com 85 anos.

O velório será realizado na Igreja Literatura de Capitão Garcia, e o sepultamento será nesta terça-feira, dia 21 de maio de 2019, às 16 horas, no Cemitério Comunidade Luterana de Capitão Garcia, em Sertão Santana.

A família enlutada antecipa agradecimentos à Funerária Sentinela que notificou o falecimento de ARNOLDO SCHWALM.

 

CAMAQUÃ – CHEGOU NA LIVRARIA LÁPIS E COR, NECESSAIRE QUE TODA MULHER PRECISA, IDEAL PARA GUARDAR MAQUIAGENS E ESMALTES

$
0
0
A Livraria Lápis e Cor está com novidades em seu bazar: necessaire que toda mulher precisa !!! Ideal para guardar maquiagens, esmaltes … há diversas estampas e tamanhos!

Venha conferir esses e outros produtos! A Livraria e Papelaria Lápis e Cor está localizada Rua General Zeca Neto, nº 1080, no centro de Camaquã, em frente ao Posto Cidade. Maiores informações pelo fone (51) 3671.5184 ou pelo whats da loja (51) 9.8019.7552.



 

SÃO LOURENÇO DO SUL - INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 15 DE AGOSTO PARA O CONCURSO LITERÁRIO “MINHA TERRA – MINHAS MEMÓRIAS”

$
0
0
Estão abertas as inscrições para o concurso literário “Minha Terra – Minhas Memórias”, que terá a premiação na 38ª Feira do Livro, no mês de novembro. Podem ser inscritos contos, crônicas e poesias. “Queremos despertar nos lourencianos o amor por São Lourenço do Sul através da literatura”, conta a coordenadora de Cultura, Miriam Freitas.

O tema é para retratar o amor por São Lourenço do Sul, através de obras inéditas. Cada participante pode se inscrever em apenas um gênero e com uma obra.

As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de agosto, preenchendo o formulário de inscrição que pode ser acessados no site da Prefeitura, onde é possível também anexar o arquivo com a obra.

Podem participar lourencianos natos, residentes ou não, assim como pessoas que residem no município, ainda que não tenham nascido em São Lourenço do Sul.

>> Categorias

Infantil - Para autores que tenham até 12 anos;

Juvenil - Autores que tenham de 13 a 17 anos;

Adulta - A partir de 18 anos (até o término do prazo de inscrição).

>> Premiação

1º lugar: Troféu e Certificado – Ouro

2º lugar: Troféu e Certificado – Prata

3º lugar: Troféu e Certificado – Bronze

Menções Honrosas (número a critério da Comissão Julgadora): Certificado. (Ascom Prefeitura | Foto: Divulgação)

CAMAQUÃ - MAIO AMARELO BUSCA CONSCIENTIZAR E EDUCAR PARA UM TRÂNSITO MAIS SEGURO

$
0
0
A Campanha Maio Amarelo - movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito – teve o lançamento da edição 2019, no Brasil, no dia 24 de abril, em Vitória-ES.

Já o encerramento, com a premiação “Destaques Maio Amarelo 2019”, acontecerá no dia 28 de junho, em Natal-RN. Este ano, a sexta edição do Maio Amarelo traz o tema “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”, aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran)  e recomendado na Resolução nº 771/2019.

O que é o Maio Amarelo?

O Maio Amarelo busca conscientizar e educar para que a sociedade entenda que o trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Além disso, o movimento nacional e internacional pauta o tema trânsito e estimula a participação da população, empresas, governos e entidades.

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Divulgação em 2019

A campanha de divulgação em 2019 propõe que os adultos ouçam o conselho dado por uma criança, que com sua ingenuidade e inexperiência perante a vida, tem uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros. A campanha teve sua inspiração nos cinco sentidos humanos, numa alusão à sinalização de trânsito.

Assim como em 2018, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

O movimento

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Para saber mais, acesse o site do Movimento Maio Amarelo: www.maioamarelo.com. (Movimento Maio Amarelo - Ascom Câmara de Vereadores – Júlio Souza – Mtb-16935 – Foto: Divulgação Câmara Municipal)

SÃO LOURENÇO DO SUL - PREFEITURA SELECIONA OFICINEIROS PARA O PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

$
0
0
A Administração Municipal publicou, na quarta-feira, dia 15 de maio de 2019, edital para realização de Processo Seletivo para oficineiros do PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

O PETI, que será executado através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, busca alunos de graduação de nível superior, sendo priorizados os cursos de Direito e Serviço Social.

O contrato com os Oficineiros Auxiliares será de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. As inscrições deverão ser realizadas na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, na rua Senador Pinheiro Machado, 101. Os candidatos deverão apresentar no ato da inscrição:

> Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação - original e cópia;

> Comprovante de Matrícula ou similar que comprove que cursa ensino superior na área de Ciências Humanas; e

> Comprovante de Residência (caso não esteja em nome do candidato, deve constar uma Declaração no verso, onde o titular declare a residência do titular naquele endereço).
Somarão pontos extras:

> Comprovante de que o candidato domina os softwares Microsoft Word (texto) e Microsoft Excel (planilha);

> Comprovante de trabalhos realizados em campanhas sociais;

> Comprovante de trabalhos realizados em auxílio humanitário;

> Comprovante de trabalhos realizados em Oficinas com crianças e/ou adolescentes;

> Comprovante de participação em capacitações, seminários e conferências.

> O período de inscrições é de 20 a 24 de maio e dia 4 de junho será realizada a prova escrita. Os Oficineiros Auxiliares receberão o equivalente a cento e vinte por cento do Salário Mínimo Nacional e terão carga horária de 30 horas semanais.

Mais informações podem ser conferidas no Edital nº 001/2019 e no texto da Lei Municipal 3.895/2019.  (Ascom Prefeitura | Foto: Divulgação)

CAMAQUÃ - I SEMINÁRIO DE TRÂNSITO E CIDADANIA SERÁ REALIZADO NA UNIASSELVI, SERÁ REALIZADO NO DIA 29 DE MAIO

$
0
0
O setor de Divisão de Trânsito, ligado a Secretaria de Transportes, realizará no dia 29 de maio, o I Seminário de Trânsito e Cidadania, que acontecerá no auditório da UNIASSELVI, a partir das 19 horas.

Segundo o diretor da divisão Carlos Eduardo Guaspari, participarão do seminário o presidente do CETRAN, Sérgio Renato Teixeira, falando sobre veículos de leilão, também estará falando sobre trauma no trânsito, o Dr. Itálo Farias, traumatologista renomado em Camaquã.

Toda a comunidade esta convidada para participar deste seminário, onde será tratado diversos assuntos sobre um trânsito seguro.

Este ano, a sexta edição do Maio Amarelo traz o tema “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”, aprovado pelo (Contran) Conselho Nacional de Trânsito e recomendado na RESOLUÇÃO Nº 771, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2019.

Assim como em 2018, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

O mote sugerido pelo OBSERVATÓRIO também foi validado pela Associação Nacional de Detrans (AND), que o apresentou durante reunião geral.

De acordo com o OBSERVATÓRIO, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Para Ramalho, a maioria dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção.

“Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo”, reforça.

Abertura e encerramento

A abertura oficial da Campanha Maio Amarelo 2019, já tem data e local definidos: dia 24 de abril, em Vitória-ES e nesta ocasião o vídeo oficial de 2019 será apresentado e distribuído a todas as entidades públicas e privadas para uso irrestrito e gratuito em suas comunidades.

Já o encerramento, com a premiação “Destaques Maio Amarelo 2019”, acontecerá no dia 28 de junho, em Natal-RN. Nesta ocasião serão condecoradas as iniciativas / ações de empresas, entidades do setor público e sociedade civil organizada, que mais se destacaram.

Os eventos reunirão autoridades do setor de Trânsito e Mobilidade Urbana de todo o país. (Ascom Prefeitura | Foto: Divulgação)


SÃO LOURENÇO DO SUL - LEGISLAÇÃO PROTETIVA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES FOI TEMA DE SEMINÁRIO

$
0
0
A Prefeitura de São Lourenço do Sul, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, em parceira com as Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Desporto e Saúde realizou no último dia 10 de maio, no auditório da Escola Municipal Professora Marina Vargas, o 1º Seminário sobre Inovações na Legislação Protetiva de Crianças e Adolescentes no que tange à Lei nº 13.431, de 2017, que estabelece o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente vítima ou testemunha de violência, buscando à capacitação dos Servidores para uma melhor atuação e prestação de Serviços à Comunidade de São Lourenço do Sul.

Ao longo do dia foram debatidos temas ligados a Lei 13.431, discussões e relatos, com participação de especialistas e representantes do Poder Executivo Municipal, Polícia Civil, Poder Judiciário e Ministério Público.

Na ocasião, palestraram Mirani Dutra, assistente social judiciário da comarca de Novo Hamburgo-RS,  Maria Eliete de Almeida, psicóloga do Centro de Referência no Atendimento Infanto-juvenil (CRAI) Porto Alegre, Bárbara Domingues, Assistente Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação de São Lourenço do Sul, Cristiana Müller Chatkin, Promotora do Ministério Público São Lourenço do Sul.

O Prefeito Rudinei Härter se fez presente na abertura do evento com demais autoridades do município. (Ascom Prefeitura | Foto: Divulgação)

CAMAQUÃ - SENAC OFERECE CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM FERIDAS, COM AS AULAS INICIANDO NO DIA 24 DE SETEMBRO

$
0
0
O Senac Camaquã está com inscrições abertas para o curso Atualização em Feridas. As aulas iniciam no dia 24 de setembro e serão realizadas nas terças e quintas-feiras, das 19h às 22h.

Para participar, é necessário curso Técnico em Enfermagem completo ou ser estudante de Graduação em Enfermagem e idade mínima de 18 anos.

O curso, com carga horária de 40 horas, tem o objetivo de aperfeiçoar profissionais Técnicos de Nível Médio e graduados em Enfermagem para o exercício das atividades técnicas inerentes à realização de curativos e tratamento de feridas em ambiente hospitalar e homecare, sob orientação e supervisão direta de enfermeiros especialistas.

Inscrições podem ser feitas pelo site www.senacrs.com.br/camaqua ou presencialmente no Senac Camaquã, localizado na avenida Marcírio Dias Longaray, Loja 01 - Olaria. Mais informações pelo telefone (51) 3671-0363. (Uffizi Comunicação e Relacionamentos)

CAMAQUÃ - SECRETÁRIO ESTADUAL DA SEGURANÇA RESPONDE FRENTE PARLAMENTAR DO LEGISLATIVO CAMAQUENSE

$
0
0
A Frente Parlamentar da Segurança Pública e do Trânsito Seguro se reuniu em Porto Alegre, no dia 10 de abril, com o vice-governador e secretário estadual da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior. Estiveram na atividade na capital os vereadores Marcelinho (PSB), Ilson Meireles (P), Vinícios Araújo (MDB) e Paulinho Bicicletas (PRB).

Na ocasião, foram apresentadas demandas da área da segurança pública em Camaquã, que foram previamente captadas por meio de reuniões com representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias (IGP-RS) e Susepe.

As solicitações feitas foram: aumento no efetivo da Brigada Militar, equipamentos para os agentes penitenciários que atuam no município, médico legista para atuar no posto do Instituto Geral de Perícias (IGP-RS), bem como aumento de recursos para a equipe da Polícia Civil.

O secretário da segurança pública contatou os órgãos  competentes, em busca de solução para as demandas apresentadas pela comitiva de Camaquã, e enviou respostas para a Frente Parlamentar do Legislativo Camaquense.

Resposta do IGP

No Ofício nº 8224/2019, enviado para o secretário de Segurança Pública do RS, a diretora geral do Instituto Geral de Perícias, Heloisa Helena Kuser, diz que o IGP-RS “encontra-se em atividade com um quadro geral muito aquém do considerado ideal para o atendimento em todo o Estado do Rio Grande do Sul”.

Ela destaca ainda que dos 202 cargos de perito médico-legista, criados por lei para atender demanda do Instituto, apenas 98 estão preenchidos, ou seja, 51,5% do total.

Todavia, Heloisa pede, no documento, para o governo do Estado nomear, em caráter de urgência, 83 servidores aprovados nos concursos 01/2017 e 02/2017, que já se encontram aprovados nas fases 1, 2 e 3 do certame, e apenas precisam realizar o curso de formação profissional. Segundo ela, as nomeações irão colaborar para o desenvolvimento do trabalho do órgão, inclusive no interior do estado.

Resposta da Brigada Militar

No Ofício nº 0775/2019, enviado do Gabinete do Comandante-Geral da Brigada Militar para a Secretaria da Segurança Pública (SSP-RS), a corporação “reconhece a necessidade de aumentar o número de militares estaduais em Camaquã, contudo, atualmente não há como atender ao pedido”.

Todavia, consta no documento que 2 mil e dezenove alunos soldados estão realizando o curso de formação, que deverá ser encerrado em agosto de 2019. Eles irão reforçar o policiamento na capital e no interior do estado.

Resposta da Polícia Civil

O pedido de aumento de recursos para a equipe da Polícia Civil em Camaquã foi negado pela instituição, que alega cortes da administração estadual, em decorrência de Decretos, no total de 25% da verba para custeio.

Susepe

A Superintendência dos Serviços Penitenciários no Rio Grande do Sul ainda não respondeu ao pedido de equipamentos para os agentes penitenciários que atuam no município.

A Frente Parlamentar da Segurança Pública e do Trânsito Seguro do Legislativo camaquense é composta pelo presidente, o vereador Marcelinho (PSB), pelo vice-presidente, o vereador Mano Martins (MDB), e pelo secretário, o vereador Ilson Meireles (P).

São membros, os vereadores Mazinho (PSDB), Paulinho Bicicletas (PRB) e Vinícios Araújo (MDB). (Ascom Câmara de Vereadores – Júlio Souza – Mtb-16935 – Foto: divulgação)

PORTO ALEGRE - GURI DE URUGUAIANA FARÁ UMA PALESTRA NO DIA 22 DE MAIO, NA SEMANA DO MEI 2019

$
0
0
Quem conhece o Guri de Uruguaiana está acostumado a dar boas risadas com os seus “causos” gaudérios. Desta vez, não será apenas para entreter o público que Jair Kobe, criador do personagem, realizará sua apresentação.

Convidado da Semana do MEI 2019, promovida pelo Sebrae RS, ele contará na palestra-show “Humor não é brincadeira – lições de empreendedorismo” a sua trajetória de humorista e empresário, desde o anonimato até o sucesso.

A palestra presencial será no dia 22 de maio, às 19h, no Espaço de Negócios do Sebrae, em Porto Alegre (Avenida Senador Salgado Filho, 135), e tem o custo de R$ 80 para pessoa física e de R$ 50 para pessoa jurídica.

Porém, os primeiros 15 clientes que ligarem para a Central de Relacionamento Sebrae (0800 570 0800) ou que forem até ao nosso Espaço de Negócios (Av. Senador Salgado Filho, 135), na compra de 1 ingresso poderão levar um convidado.

Os moradores de outros municípios podem assistir à palestra de forma online e gratuita, pelo link: https://www.eventials.com/SEBRAERS/humor-nao-e-brincadeira-licoes-de-empreendedorismo/.

 Além de compartilhar suas vivências, Jair Kobe apresentará lições valiosas de empreendedorismo aprendidas nos bastidores do desenvolvimento do seu negócio. Ele revelará a origem do Guri de Uruguaiana e de suas próprias raízes musicais com o Grupo Canto Livre e o show Seriamente Cômico.

Entre piadas e histórias, o humorista abordará assuntos mais sérios como a análise de concorrentes, ações estratégicas de diferenciação e o seu case de sucesso nas mídias sociais.

“Tudo para incentivar os empreendedores a buscarem qualificação e seguirem com seus negócios”, comenta a técnica da Gerência de Soluções do Sebrae RS, Miriam de Lourdes Menezes da Silva.

Para quem não conhece, o currículo de Jair Kobe é bem eclético. Humorista, compositor e empresário, ele cursou três faculdades, foi dono de uma loja de confecção, de restaurante, teve uma agência de publicidade e um estúdio de fotografia. A carreira como humorista iniciou aos 42 anos com o Show Seriamente Cômico, que contava com outros três personagens: o Publicitário Brega, o Baiano e o Mágico.

Aproveite a oportunidade e venha trocar experiências com esse ícone do humor gaúcho. Mais informações no site www.sebraers.com.br. (Sebrae / RS)

SÃO LOURENÇO DO SUL - ECONOMIA SOLIDÁRIA JÁ REALIZOU QUASE 500 ATENDIMENTOS NESTE ANO

$
0
0
Fomento de negócios e geração de renda. Este é o trabalhado desenvolvido pelo Departamento de Economia Solidária que funciona junto a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e já realizou quase 500 atendimentos em 2019.

Apenas de janeiro a abril deste ano, 488 pessoas foram atendidas no Departamento. De maio a dezembro de 2018, foram 904 atendimentos. São pescadoras, artesãos, agroindústrias e ambulantes, entre outros, que recebem auxílio para fortaleceram seus negócios e encontrarem a independência.

Um exemplo é a artesã Antuanete dos Santos Ferreira, que é cadastrada no Departamento de Economia Solidária e se mostra agradecida pelo apoio recebido. Entre muitos elogios a equipe e ao atendimento que recebe, ela destaca a importância dos cursos oferecidos para capacitação.

“Nos ensinam como fazer e como negociar. São pessoas que sempre pensam em nós, procuram sempre o melhor. Procuram cursos para nos aperfeiçoarmos, perguntam nossas necessidades e vão atrás do que estamos precisando”, agradece a artesã.

Entre as várias ações do Departamento, está a rodada de negócios entre quem produz e empresários para negociarem produtos.

Antuanete participou de duas rodadas que considera extremamente positivas para fornecer lembranças a uma Escuna e uma loja de utilidades. Depois, tornou-se independente e começou a realizar suas rodadas de negócios diretamente com as empresas.

“É como um bebê soltando a mão da mãe”, define a artesã. Também através do Departamento, ela foi estimulada a fazer o Micro Empreendedor Individual e assim, ter empresa formalizada e possibilidade de vender não apenas para o setor privado, como ao poder público.

O Departamento atende os profissionais com diferentes programas para assessoria de geração de renda, avanço na atividade e crescimento do empreendimento. Quando chegam ao Departamento são cadastrados e apresentados aos projetos desenvolvidos em cada área.

“Analisamos o potencial para o desenvolvimento do negócio e tudo que isso envolve. Buscamos fomentar a geração de renda com encaminhamento de negócios de janeiro a janeiro, não apenas por temporada ou em eventos”, explica a coordenadora do Departamento, Rosani Trindade.

Além disso, o Departamento faz encaminhamentos a cursos, participação em eventos e estimula através destes vários programas o profissional a alcançar a autonomia e o empreendedorismo.

“A Economia Solidária tem um papel fundamental no desenvolvimento das pessoas e suas potencialidades de empreendedorismo. É um trabalho para desenvolvê-las. A Secretaria acredita que o papel é desenvolver pessoas através do empreendedorismo e nossos projetos são voltados a esta perspectiva” reflete o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Luis Carlos Citrini Braga.

As pessoas que trabalham em algum ramo de atividade envolvido nestes setores podem procurar o Departamento de Economia Solidária em busca de informações.

O atendimento é junto a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, na rua Senador Pinheiro Machado, 169. O telefone é 3251-9530.  (Ascom Prefeitura | Foto: Divulgação)



TAPES - CICLISTA DE 85 ANOS MORRE AO SER ATROPELADO POR CAMINHÃO NA BR-116

$
0
0
Um idoso morreu após ser atropelado por um caminhão quando andava de bicicleta na tarde da segunda-feira, dia 20 de maio de 2019, na BR-116 em Tapes, na Região Sul do Rio Grande do Sul, segundo informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O acidente aconteceu pouco antes das 16h, no km 361 da rodovia. A vítima tinha 85 anos e o idoso morreu no local. (Por G1 RS - Foto: Divulgação/PRF)

 

CAMAQUÃ - SENAC CAPACITA MAIS DE 3 MIL PESSOAS GRATUITAMENTE DURANTE FEIRA DE OPORTUNIDADES 2019

$
0
0
O maior evento voltado à capacitação profissional do Rio Grande do Sul capacitou 103 mil pessoas gratuitamente.

Com o tema “As oportunidades estão aí. Aproveite”, a Feira de Oportunidades promovida pelo Senac-RS aconteceu de 6 a 11 de maio em todas as escolas e unidades do Senac no Estado.

Ao todo, foram mais 800 atividades gratuitas voltadas à qualificação profissional por meio de palestras, cursos, workshops e oficinas. No Senac Camaquã foram capacitadas 3.615 pessoas durante os seis dias da Feira.

A palestra “Mudanças e Desafios”, da jornalista Glória Maria, foi o destaque da programação na capital gaúcha. No dia 7 de maio, mais de 3 mil pessoas estiveram no auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre.

Durante o encontro, Glória falou sobre sua trajetória de sucesso nos mais de 30 anos como repórter e apresentadora.

Em Camaquã, o destaque ficou por conta das palestras " O profissional valoroso e suas marcas formativas: as oportunidades estão ai!", que aconteceu no dia 6 às 16h; e o bate-papo “As oportunidades estão ai. Aproveite!”, que aconteceu no dia 7 de maio às 14h na ACIC (rua Júlio de Castilhos, 1140).

Ambos tiveram como palestrante a diretora da escola, Denise Sefrin. Além disso, a escola ofereceu o Feirão de Empregos, que acontece em parceria com as empresas de recrutamento e seleção da cidade.

Para o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, a Feira é um dos mais importantes eventos de incentivo à educação profissional do Rio Grande do Sul.

“A Feira foi criada para fomentar a capacitação profissional. As pessoas precisam estar qualificadas para conseguirem uma inserção no mundo do trabalho e é exatamente esse o principal objetivo desse grande evento: qualificar gratuitamente os gaúchos", ressalta o dirigente.

Para a diretora do Senac Camaquã, Denise Helena Melendez Sefrin, a Feira é o momento de apresentarmos as diversas oportunidades que o mercado de trabalho promove aos jovens da nossa região, bem como auxiliá-los a identificar seus gaps quanto à currículo, entrevistas, etiqueta corporativa, entre outros assuntos que podem impactar no momento da contratação.

“A Feira oportuniza, em síntese, um encontro entre candidatos e vagas, vocações e novas possibilidades de trabalho”, complementa.

Criada em alusão ao Dia do Trabalhador, mais de 800 mil pessoas passaram pela Feira de Oportunidades ao longo das 14 edições. O valor da inscrição foi simbólico, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.

Neste ano, foram arrecadadas mais de duas toneladas de alimentos, que serão destinadas ao Programa Mesa Brasil, do Sesc.  (Uffizi Comunicação e Relacionamentos)

CAMAQUÃ - AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DO PLANO DIRETOR, NO DIA 30 DE MAIO, ÀS 18H30MIN

$
0
0
A Comissão de Revisão do Plano Diretor, criada mediante o Decreto nº 22.015 de 2019, CONVOCA para dia 30 de maio de 2019, às 18h30min, no Auditório da Secretaria da Educação para Audiência Pública com a finalidade de apresentação e aprovação do Plano de Trabalho para a revisão do Plano Diretor Municipal.

Ficam desta forma convocados todos os cidadãos com domicílio no Município de Camaquã a participarem do evento, podendo expressar suas opiniões e sugestões. (Redação Portal de Camaquã | Foto: Divulgação)

GERAL – SENAC É A MARCA MAIS LEMBRADA EM DUAS CATEGORIAS DO TOP OF MIND 2019

$
0
0
O Senac conquistou o reconhecimento como a marca mais lembrada do Top of Mind nas categorias “Capacitação Profissional”, com 24,6% de lembrança entre os entrevistados, e “Ensino Técnico”, com 33,5% - categoria inédita na pesquisa.  

Promovida pela Revista Amanhã, a pesquisa e seus resultados foram anunciados na quinta-feira, dia 16 de maio de 2019, em evento exclusivo para a imprensa e convidados.

A pesquisa da Revista Amanhã, realizada com 1,2 mil gaúchos entre 15 de fevereiro e 20 de março, colocou a seguinte questão: quando pensa em uma determinada categoria de produto ou serviço, ou quando procura se lembrar de empresas e profissionais de referência, que nomes vêm espontaneamente à cabeça?

A distribuição desses entrevistados por sete mesorregiões do Estado segue critérios de proporcionalidade de acordo com as estatísticas do IBGE.

O universo pesquisado abrange pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 70 anos e situadas em todas as classes sociais (A/B, C e D/E).

Para o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, estar entre as instituições mais lembradas nas categorias relacionadas à Educação demonstra o reconhecimento da instituição em todo o Estado.

"Em 2018, tivemos o privilégio de ficarmos em 1º lugar na categoria ‘Capacitação Profissional’, inédita na ocasião. Além de mantermos essa posição na mesma categoria, conquistar a primeira posição na recém lançada ‘Ensino Técnico’ demonstra que o Senac-RS tem tradição e é reconhecido pelos seus serviços de qualidade em todo o Estado. Temos muito orgulho do nosso propósito de mudar a vida das pessoas por meio da educação profissional e sermos reconhecidos por isso", coloca.

Realizado há 28 anos, o Top of Mind é pioneiro no Brasil e percorre o Rio Grande do Sul para descobrir as marcas mais lembradas. (Uffizi Comunicação e Relacionamentos)

CAMAQUÃ – CÂMARA DE VEREADORES PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO E O DESRESPEITO ÀS LEIS DE TRÂNSITO NO DIA 5 DE JUNHO

$
0
0
A Câmara Municipal de Camaquã, por meio da Comissão de Participação Comunitária, Cidadania, Defesa do Consumidor e de Direitos Humanos, realizará Audiência Pública para tratar sobre a perturbação do sossego e o desrespeito às leis de trânsito durante as noites camaquenses e nos finais de semana.

A atividade será no Plenário da instituição – Rua João de Oliveira, nº 147, no Centro – no dia 5 de junho e terá início às 16h.

O grupo de trabalho do Legislativo camaquense promoverá diálogo sobre a efetiva fiscalização da Lei Complementar Municipal n° 16/2015, conhecida popularmente como “Lei do Psiu”, bem como da Resolução n° 624 do CONTRAN e art. 228 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Empresários, comerciantes, comunidade, órgãos de fiscalização e poder público participarão da atividade. Um dos objetivos é que se encontre possíveis maneiras para que se chegue a resolução do problema de desrespeito à legislação de trânsito e perturbação do sossego em Camaquã.

Serão convidados para a audiência membros do Ministério Público (MP), Brigada Militar (BM), Conselho Tutelar, Departamento de Trânsito, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Detran, Secretarias do Meio Ambiente e da Cultura, além de empresários e representantes da sociedade civil organizada.

Solicitação da audiência

O vereador Luciano Delfini (PTB) propôs e solicitou para a presidência da Câmara Municipal, em nome da Comissão de Participação Comunitária e Cidadania, a realização da audiência.

Segundo Delfini, “a proposta se justifica pela grande repercussão nos meios de comunicação quanto ao Requerimento com Apoio do Plenário n° 19/2019, de minha autoria, no qual solicitei ao Poder Executivo, que por Decreto, regulamente uma categoria que proceda a efetiva fiscalização da “Lei do Psiu”, bem como da Resolução n° 624 do CONTRAN e art. 228 do CTB, principalmente em horários noturnos e finais de semana”, relata.

O Requerimento com Apoio do Plenário n° 19/2019 foi discutido e aprovado em Plenário na 109ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada no dia 29 de abril. A realização da  Audiência Pública também foi motivada pela sugestão de pauta, encaminhada pela Ouvidoria do Poder Legislativo para a Comissão, por meio do pedido de um morador.

Integram a Comissão de Participação Comunitária, Cidadania, Defesa do Consumidor e de Direitos Humanos, o vereador Luciano Delfini (PTB), o vice-presidente, vereador Ilson Meireles (P) e o secretário, vereador Marco Longaray (PT). (Ascom Câmara de Vereadores – Júlio Souza – Mtb-16935 – Foto: Divulgação Câmara Municipal)

INFORMATIVO - ENTRA EM VIGOR A NOVA DEFINIÇÃO MUNDIAL DO QUILOGRAMA

$
0
0
A nova definição mundial do quilograma, que não depende mais de nenhum objeto físico, entrou em vigor na segunda-feira, dia 20 de maio de 2019, o que significa o adeus oficial ao "Grande K". 

O novo sistema de medidas foi decidido em novembro em Versalhes, perto de Paris, pela Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), um organismo criado no fim do século XIX e que se reúne a cada quatro ou seis anos.

Os representantes de 60 países tomaram uma decisão histórica a favor de uma nova definição do Sistema Internacional de Unidades (SI), o que implica modificar a definição mundial do quilograma, assim como do ampere, do kelvin e do mol.

A definição do quilo dependia até agora do cilindro metálico denominado "Grande K", cujo original é conservado desde 1889 no Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM, na sigla em francês) em Sevres, ao oeste de Paris. 

Os cientistas constataram que a massa deste protótipo internacional havia registrado variação, de forma muito leve, na comparação com outras seis cópias produzidas no fim do século XIX do mesmo cilindro, composto de platina e irídio.

A variação de peso do "Grande K" seria insignificante para a maioria das pessoas, mas representaria um problema para a ciência e a indústria, imersas na era do incrivelmente minúsculo, sobretudo graças ao desenvolvimento da tecnologia quântica. 

O quilograma derivará a partir da segunda-feira da constante de Planck (h), uma constante fundamental da física quântica.

O kelvin, medido até agora através da água, será definido pela constante de Boltzmann (k), uma unidade relacionada com a agitação térmica das partículas de um corpo. 

O ampere será medido a partir da carga elementar (e), a carga elétrica de um próton, e o mol, uma unidade utilizada sobretudo na química, dependerá diretamente da constante de Avogadro (NA). (Por AFP – Foto: Divulgação)

CAMAQUÃ - MUNICÍPIO DE CANOAS VISITA O TRABALHO REALIZADO PELO PROGRAMA DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS

$
0
0
No dia 14 de maio de 2019, estiveram em Camaquã, a equipe de saúde de Canoas com o Coordenador das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) Luciano, para conhecer o trabalho realizado pelo Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, coordenado por Cátia Menezes. 

Junto com a equipe estava também a SUSEPE de Canoas para ver o andamento da Farmácia Verde no Presídio.

Passaram o dia em atividade, encerrando com um gostoso chá de hibisco e torradas com pate de manjericão e ricota e manteiga com ora-pro-nóbis.

A reunião contou também com a presença do Secretário de Indústria e Comércio, Luis Sidnei Correa Soares e do Presidente do Sindilojas Costa Doce José Otávio Gavlinski Morais. 

Foi um dia de muito aprendizado, pois, a equipe que veio até aqui, trabalham com outras práticas alternativas, porém não trabalham com plantas medicinais, assim trocamos sugestões para cada vez mais evoluir o trabalho de prevenção e promoção de saúde.

A coordenadora do programa Cátia Menezes, agradeceu a parceria da enfermeira Jordana Carvalho, o apoio da Secretaria de Indústria e Comércio pela cedência do espaço. (Ascom Prefeitura | Foto: Divulgação)






Viewing all 43764 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>